quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Comentário do Executivo Pobre - Experiencia com Vendedores

Olá pessoal - tudo bem ?

Uma postagem não planejada apenas para dividir com vocês algumas coisas que vem acontecendo e me levam a questionar a postura de pessoas que trabalham no atendimento ao publico e na area comercial. Cada vez mais eu vejo uma falta de visão das pessoas em perceber como elas poderiam ganhar dinheiro e fidelizar cliente com um atendimento e análise um pouco mais efetiva e respeitosa com os clientes.

Situação 1: eu gosto de jogar futebol e venho fazendo isso aos finais de semana. Duas semanas atrás eu tive uma forte torção no pé esquerdo (o pessoal não respeita mais os praticantes do futebol arte - rsrsrs). O meu pé inchou na hora e não consegui mais pisar no chão, sendo que meu cunhado teve de vir dirigindo meu carro até em casa, pois eu não conseguia nem pisar na embreagem. 
Cheguei em casa, tomei banho (tive de arrumar uma cadeira plástica para me apoiar) e minha esposa me levou no hospital. Fui muito bem atendido e rapidamente o médico encaminhou para o exame Raio X e verificou que felizmente eu não fraturei o pé. Ele me aconselhou as famosas compressas de gelo e também um anti-inflamatório para combater o inchaço e fazer uma ressonancia magnética uma semana depois - quando o inchaço tivesse diminuido.
Segui as indicações e no meio da semana passada eu liguei ao laboratório para agendar o exame de ressonancia magnetica. A atendente perguntou se eu tinha algum dia de preferencia e eu falei que o Sabado (21/11) seria o melhor dia para mim. Ela confirmou o exame para as 09:00 horas e enviou um e-mail de confirmação. Na vespera do exame também recebi um SMS confirmando a data, horário e endereço para me deslocar ao laboratório - fiquei até impressionado com a efetividade e atenção ao cliente.
No sabado pela manhã eu fui ao laboratório e cheguei 08:40 hs - me chamaram para o guiche de atendimento uns 10 minutos depois e entreguei a guia do exame + o email de confirmação. Para minha surpresa, a atendente falou que devido ao feriado do dia 20/11 (feriado Consciencia Negra em São Paulo), o unico exame de imagem que estava sendo realizado era o Raio X.
Falei para ela que eu tinha agendado o exame e mostrei o email de confirmação enviado por eles, mostrei também o SMS que eles enviaram e ela disse que nao poderia fazer nada e eu teria de agendar outro dia. Aproveitei e disse que eu não havia viajado no feriado devido este exame agendado (o que era mentira) e ela disse que não podia fazer nada (o que provavelmente é verdade).
O que me irrita é a empresa nao ter uma politica de priorizar o atendimento ao cliente - os funcionários passam a agir como se fosse um favor deixar voce fazer um exame. É uma inversão total de valores, sendo que voce paga muito caro para poder realizar estes exames e as empresas deveriam treinar constantemente as pessoas que ficam na linha de frente do atendimento ao publico para poder ao menos mostrar um certo pesar por ter causado uma confusão e transtornos para o cliente.
Como nao me restou outra alternativa, irei reagendar a porcaria do exame para a próxima semana.

Situação 2: não lembro se comentei com voces que eu sou musico em uma orquestra (toco tuba - o instrumento da foto abaixo). O meu instrumento possui exatos 33 anos e devido a sua idade começou a apresentar folgas em alguns pistos e o som perde muito em qualidade e afinação. Decidi então trocar meu instrumento e fui verificar no maior fabricante de instrumentos musicais (para orquestra) nacional, qual seria a condição para adquirir uma tuba nova. Para os que não estão familiarizados com o instrumento e com os valores para comprar um destes - segue a foto do site com os preços de oferta:



É isso mesmo !!! Voce não leu errado - uma tuba custa R$17.137,00. Vamos concordar que se trata de muito dinheiro e por isso mesmo, a fábrica possui uma segunda condição de preço que é R$13.710,00 (um belo desconto) caso voce der a sua tuba usada como troca. Isto é interessante pois eles utilizam o material da sua tuba usada para enviar a fundição e fabricar um novo instrumento.

No final das contas, a situação ficaria da seguinte forma:

Opção 1 - R$17.137,00 (sem instrumento como troca)
Opção 2 - R$13.710,00 (com instrumento como troca) - sendo que eu teria de pagar R$8.560,00 pelo instrumento novo; ou seja, a minha tuba usada entraria no negócio por R$5.150,00

Eu já havia decidido que a segunda opção era a  mais vantajosa, até porque a minha tuba usada não vale o preço de R$5.150,00 pelo qual ela foi avaliada - e ainda teria a opção de parcelar o restante em até 12X.

Peguei meu instrumento usado, coloquei no carro e me desloquei até a fábrica de instrumentos para poder consolidar o negócio. Chegando lá, fui conversar com o vendedor que havia me atendido por telefone e entramos em uma sala para fecharmos o negócio. Ele me trouxe uma tuba do showroom para eu experimentar o instrumento e realmente é um instrumento muito bom. Depois de tocar um pouco para sentir a sonoridade, amplitude do som, escala dos graves usando o 4º pisto, etc... - eu perguntei para ele se tinha algum instrumento a pronta entrega - pois nao haviamos ainda discutido a disponibilidade do produto. O vendedor me respondeu que não tinha nenhuma tuba pronta, pois era um instrumento caro e a empresa nao deixava instrumentos deste porte em estoque.

Eu questionei se eles nao vendiam instrumentos para orquestra sinfonica, pois sei que eles teriam de manter instrumentos em estoque para reposição em caso de algum acidente antes de alguma apresentação - os fabricantes sempre deixam 2 ou 3 tubas semi-prontas (faltando apenas o polimento e afinação final) para estes casos de emergencia.

O vendedor falou novamente que nao tinha nenhum instrumento disponivel e como eu sabia que ele estava mentindo - pedi para falar com o Diretor de Vendas. Ele chamou o responsavel pela area de vendas e começamos uma conversa muito boa, pois minha tuba usada já é desta mesma marca e falamos um pouco sobre a qualidade do instrumento e sobre musica em geral. Demonstrei meu interesse na compra, até porque o preço já estava negociado e eu estava interessado em ter um instrumento daquele fabricante.

Então, o Diretor de Vendas me disse que tinha sim alguns instrumentos prontos e eu poderia tocar um deles para ver qual mais gostava e se eu gostasse eu poderia levar o instrumento; mas por ser a pronta entrega ele nao poderia parcelar o valor. Apesar de achar um absurdo eu decidi que valeria a pena pois minha tuba usada estava sendo sobreavaliada no negocio e ainda seria vantajoso.

Eles buscaram o instrumento e eu toquei um pouco para testar. Como o produto realmente é muito bom, eu decidi fechar o negócio. Então, o meu "amigo" Diretor de Vendas me disse que o valor era R$17.137,00 - eu respondi que sabia que aquele valor era para instrumento sem usado como troca e que o valor negociado era R$13.710; sendo parte o instrumento usado e outra parte (R$8.560,00) em pagto a vista.

Ele então mudou a história completamente e ignorando a negociação que eu havia feito, ignorando o anuncio no site e também ignorando a proposta de venda já preenchida pela empresa - começou a dizer que se eu quisesse dar o instrumento em troca e ficar no preço de R$13.710,00 então eu teria que esperar de 8 a 12 semanas para a fabricação do instrumento. 

Eu perguntei o porque eu teria de esperar se ele tinha o instrumento a pronta entrega e eu deixaria o meu instrumento usado como troca naquele exato momento, assim como também faria o pagamento naquele exato momento. Ele então falou que poderia vender o instrumento, mas para eu levar naquele mesmo dia eu teria de pagar os R$17.137,00 e deixar o meu instrumento usado em troca - mas ele nao seria usado para abater o preço.

Eu perguntei então se tinha entendido certo: eu pago o valor do instrumento a vista e deixo o meu usado de graça para eles ? O cara me respondeu que eu poderia esperar as 08 - 12 semanas até ter outro instrumento pronto e ai ele aceitaria meu usado conforme a negociação feita.

Eu expliquei que achava muito dificil aparecer alguem com R$8.560,00 para pagar a vista em um instrumento e que isso ajudaria o fluxo de caixa da empresa dele; além de reduzir o estoque pois ele teria um instrumento a menos e ainda teria o meu usado que ele compraria por R$5.150,00 e após a fabricação ele venderia por R$13.710,00 - ou seja, o negocio seria vantajoso para ele pelos motivos acima e também para mim por levar um instrumento novo e poder tocar no mesmo dia.

O camarada me falou que se quisesse o intrumento teria de pagar os R$17.137,00 ou então esperar 8 - 12 semanas; sendo que eu até poderia esperar (nao tinha urgencia nenhuma no instrumento) mas achei um tratamento no limite do "desrespeitoso" com o cliente - pois estava alterando condições pre-estabelecidas no anuncio e negociadas e formalizadas na proposta de venda da propria empresa - tentando se aproveitar da minha vontade de ter o instrumento para praticar o preço maior e ainda levar meu instrumento usado de graça.

Somente pela postura do Diretor que não vi interesse nenhum em concretizar a venda - e olha que eu não estava pedindo nenhum tipo de desconto ou abatimento de preço - eu decidi desistir da compra e voltei para casa com minha tuba usada mesmo e decidi não trocar o instrumento neste momento. Vou pensar um pouco mais e ver como viabilizar o negocio pegando um bom preço pela minha tuba usada.

Apenas fiz esta postagem para dividir com voces algumas situações curiosas que passei com pessoas do "comércio" nas ultimas semanas.

Um grande abraço para todos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Planejamento 2016 - (1° Revisão)

Olá pessoal - o final do ano vem se aproximando e entramos todos naquele clima tipico e festivo do Reveillon. Ficamos esperando pelo 13° Salário, pelos feriados de Natal e Ano Novo para ter alguma folga e por ultimo mas não menos importante, esperamos pelo show do Roberto Carlos !!! 

Mas também podemos aproveitar essa época do ano para iniciar o planejamento para 2016. Eu fiz esse mesmo exercicio em 2015 (clique aqui para ver o planejamento 2015) e isso me ajudou bastante a colocar as ideias em ordem e traçar alternativas para o futuro. 

A base do planejamento em 2015 foi a troca de emprego que fiz no ano passado (e já estou completando 01 ano no novo emprego) e me trouxe um pouco mais de liberdade, podendo inclusive me dedicar ao curso de Mestrado em Administração e Finanças e abrir uma nova alternativa de carreira no mundo academico. Com base no planejamento 2015, o objetivo inicial é acumular R$400K em investimentos para ter uma renda alternativa e melhorar o potencial de aportes, ou ainda obter uma especie de semi-aposentadoria. 

Eu atualizei as contas e baseado no patrimonio atual (e os aportes planejados até 2018) e considerando rendimentos conservadores de 0,5% a.m. - é possivel atingir um patrimonio de R$411K - ou seja, o plano continua válido e vamos rumo aos R$400K.

Então, tendo dito isso podemos avançar para o planejamento inicial dos próximos anos:

1 - Situação Patrimonial: baseado no fechamento de Outubro/15, o patrimonio acumulado está na ordem de R$171K; sendo que a maior parte está investido em FII´s. Isto está de acordo com a estratégia de priorizar os aportes nesta modalidade e já estou obtendo retorno de alugueis no valor de R$836 mensais. Atualmente, eu venho obtendo rendimentos da ordem de 0.86% a.m. nesta modalidade e como os contratos de aluguel são reajustados anualmente baseado em indices de inflação e os rendimentos são isentos de Imposto de Renda (pelo menos por enquanto); então estamos falando de rendimento real - o que mostra que o objetivo de 0,5% a.m é totalmente factivel.

2 - Situação Profissional: já estou completando 01 ano no novo emprego e até agora está tudo correndo bem. Tenho conseguido formar uma imagem profissional interessante e entregar bons resultados. O time que eu trabalho também é muito bom e o ambiente é bacana - venho tentando manter isso e evitar horas extras e trabalhos no final de semana que sempre acabam por desmotivar os funcionários. 
Hoje tivemos uma novidade e um novo Diretor Geral foi contratado - isso pode ser muito bom ou muito ruim dependendo do perfil do sujeito. A parte boa é que dá para aproveitar e mostrar trabalho para este novo líder e continuar com o plano de tentar uma transferencia para outro país no prazo de 02 a 03 anos. O ponto ruim é que esse novo Diretor pode querer trazer pessoas da confiança dele e então o pessoal atual (incluindo eu) passa a correr um sério risco. Vamos aguardar e ver como fica a chegada do novo chefe.

3 - Situação Salarial: hoje também recebemos a noticia da negociação salarial junto ao sindicato e o resultado foi reajuste de 10%; porém com teto salarial de R$8.630,00. Isto significa que quem recebe acima do teto salarial, vai ter um reajuste fixo de R$863,00 - logo meu salário bruto passará a R$12.636,00 / mês. Os beneficios continuam interessantes e sem desconto no salário - logo, o governo continua sendo meu maior sócio mordendo 1/3 do meu salário na fonte. Pelos resultados obtidos ate o momento acredito que a equipe vai conseguir atingir as metas e vamos receber o bonus de mais 1,3 salários - provavelmente em Abril/16.

4 - Situação Academica: o mestrado continua a todo vapor e já tenho projeto de pesquisa e orientador definidos. Até agora, eu venho fechando as materias com excelentes notas e fazendo bons contatos com os professores para no futuro poder iniciar o plano de lecionar e mudar o trabalho para o mundo academico. Além disso, o meu projeto será na area de Finanças Corporativas e isso pode abrir novos rumos profissionais - o importante é estar preparado para as oportunidades quando elas aparecerem.

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Baseado nos pontos acima - eu tenho o seguinte planejamento básico para os próximos anos. Claro que este planejamento é bem básico e flexivel, uma vez que oportunidades podem aparecer e imprevistos também - causando mudanças de planos. Mas ao menos o norte do plano está definido e ele inclui uma vontade grande que a Sra Executivo Pobre e eu temos de morar e trabalhar em outro país.


Para concretizar este plano nós temos algumas opções, sendo a principal delas a obtenção da Cidadania Portuguesa (que está em andamento e já foi comentado aqui no blog) que abre possibilidade para morar e trabalhar em toda a Comunidade Européia. 

Outra possibilidade são os convites que a Sra Executivo Pobre tem para fazer o pós doutorado em algumas universidades nos EUA. Isso ajuda temporariamente, mas eu nao poderia trabalhar por lá; somente poderia trabalhar se encontrar uma empresa que aceite ser meu visa sponsor - o que é muito dificil. 

Entretanto, o exercito americano abriu novamente o programa MAVNI que concede a cidadania americana sem precisar passar pelo processo do green card. O exercito é o unico empregador que pode oferecer o processo de cidadania acelerado e para se candidatar voce tem de ser um profissional da area da saude ou então tem proficiencia em um dos 51 idiomas que constam na lista - e o portugues é um deles. Além da proficiencia em portugues, também precisa estar vivendo legalmente nos USA com visto de não-imigrante (este problema é resolvido caso a Sra Executivo Pobre seja aceita para fazer o pós doutorado em universidade americana, pois o visto de estudante é aceito); precisa ter diploma de nivel secundário e passar no teste basico do exercito americano.

Depois disso, voce tem 10 semanas de treinamento basico de combate, e caso aprovado, voce recebe a sua cidadania. É um processo muito interessante para quem pensa em imigrar e gosta da vida militar - porém, tem de estar vivendo legalmente nos USA.

Além disso, é importante continuar com o plano financeiro - pois a realidade que temos hoje é continuar vivendo no Brasil. Então o orçamento base para o ano de 2016 segue logo abaixo.

O salário oficial será de R$12.363,00 - porém, com os descontos aplicados do IR / INSS / etc..., temos:

Salário dia 15: R$4.945,00
Salário dia 30: R$4.300,00
Total :             R$9.245,00

As despesas estão detalhadas abaixo, lembrando que vestuário, seguro carro, IPVA, IPTU e curso de idiomas são bancados pela Sra. Executivo Pobre. O valor de 13 Salário, Ferias e Bonus sao separados para eventuais viagens ou aportes extras no final do ano.

- Condominio:       R$420,00 (o valor já está definido para 2016 e a agua está incluso no condominio)

- Luz:                    R$55,00 (valor com reajuste, considerando que ficamos em casa apenas durante a noite)

- Gás:                   R$55,00 (valor com reajuste, considerando que o chuveiro é com aquecedor a gás)

- Celular:              R$100,00 (valor plano atual)

- Internet / TV:     R$240,00 (pacote telefone + internet + tv a cabo)

- Supermercado:   R$500,00 (média dos ultimos 12 meses)

- Empregada:        R$500,00 (valor mensal negociado para 2016)

- Combustivel:      R$400,00 (média dos ultimos 12 meses)

- Lavagens:           R$40,00

- Cabelo:              R$25,00

- Esportes:            R$80,00 (valor para o futebol de salão + futebol campo)

- Livros / Revistas: R$100,00 (valor alocado somente durante o mestrado)

- Cursos Extras:     R$140,00 (valor alocado somente durante o mestrado)

- Mestrado:           R$2.000,00 (valor alocado somente durante o mestrado)

- Restaurantes:       R$200,00

- Cartão Credito:   R$150,00

Total Despesas:     R$5.005,00

Com isso, o resultado operacional e minha capacidade de aporte será de R$4.240,00 / mês, somente considerando o meu salário. Se somar o rendimento atual dos alugueis - a capacidade de aporte sobe para mais de R$5.000,00 / mês - o que considero bem atraente neste momento.

Assim que concluir o mestrado, terei mais R$2.240,00 disponiveis por mes - levando os aportes para mais de R$7.000,00 - o que vai me ajudar a atingir os R$400K até 2018.

Desta forma, o desafio continua sendo se manter empregado e com o mesmo nivel de renda até 2018. E assim que surgir a oportunidade, a tentativa de mudança para outro país continua de pé.

E quanto a voces ? Qual o plano para o próximo ano ?

Um grande abraço !!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Atualização Patrimonial - OUT/15

Olá pessoal - tudo bem ? Mais um mês se passou e estamos rumo ao final do ano - eu gosto muito dessa época, pois temos a oportunidade de reavaliar o que ocorreu durante o ano e confirmar se conseguimos evoluir com nossas metas pessoais.

Particularmente, este ano tem sido bem desafiador. Do ponto de vista profissional, eu mudei de emprego em Dezembro do ano passado, então estou completando 01 ano no novo trabalho. Até o momento não posso reclamar em termos de remuneração e beneficios; mas eu tenho pressentimento que terei problemas com minha chefia direta. Eu acho o meu chefe direto muito inseguro e ele não tem conhecimento técnico para liderar uma equipe que é bem especializada. Desta forma, acaba focando muito em pequenos detalhes enquanto temos problemas enormes para resolver. É a famosa história de olhar a formiga enquanto o elefante faz um estrago danado enquanto passa. Nas ultimas reuniões, infelizmente ocorreram situações onde eu tive de discordar abertamente do meu chefe, pois a decisão que ele iria tomar ia impactar diretamente na qualidade de vida do time todo (inclusive a minha), forçando trabalhos em horas extras e também final de semana, sem a menor necessidade. Eu apresentei duas soluções alternativas e percebi que o meu chefe obviamente não gostou de ter a decisão contestada; apesar de não ter reclamado comigo. 

A grande vantagem é que tenho resultados excelentes até o momento, batendo todas as metas estipuladas para este ano e com isso, consegui uma boa credibilidade com o Diretor Geral (chefe do meu chefe...rsrsrs). A grande desvantagem é que este Diretor Geral está sendo realocado para o México e é provavel que venha um novo profissional para o lugar dele. Isto significa que todo o seu histórico vai por água abaixo e todos começam novamente do zero. Terei de continuar batendo metas e procurar me aproximar deste novo Diretor para poder criar uma relação de confiança e credibilidade com ele, o que me ajudará na relação com meu chefe direto, pelo menos até terminar o mestrado que já está praticamente na metade do curso.

É interessante como voce passa a ter uma postura diferente (claro que isso muda dependendo da pessoa) quando voce verifica que tem reservas suficientes para se sustentar e pagar as contas por um longo período. Então voce passa a ser mais critico e nao aceitar situações que no passado seria muito dificil de se opor, como por exemplo esta situação da chefia querer determinados trabalhos depois do horário ou durante o final de semana. Isso é algo que fiz bastante na empresa anterior e não tenho a menor inteção de voltar a fazer - decididamente isso não vale a pena. O mundo corporativo tem diversas nuances e uma delas é a instabilidade nas relações a partir de determinado nível hierarquico - voce pode criar uma excelente relação com seu chefe e poucos meses depois ele é realocado em outra divisão, outro país ou até em outra empresa. Por isso, é importante ter um balanço razoável entre crescimento profissional e qualidade de vida para se aproveitar os momentos de lazer e descanso da melhor forma possível; sem deixar de focar na melhoria do salário e beneficios já que trabalhamos pela nossa remuneração no final do mês.

Também por este motivo, terminei de fazer todos os exames de saude e os resultados estão todos dentro da normalidade. Eu esperava por isso, pois desde que adotei novamente a dieta paleo eu perdi mais 4 quilos, totalizando 12 quilos eliminados até o momento. Estou me sentindo com muito mais disposição e várias roupas que eu não estava usando, voltaram a servir muito bem. Estou subindo 10 andares de escada pela manhã e mais 10 andares no retorno do almoço; e a partir desta semana eu quero colocar 30 minutos de caminhada antes de ir para o trabalho. Acho que isso vai ser uma ação que vou conseguir incorporar na minha rotina diária e vai me fazer ter bons resultados em relação a minha saude.

Quanto ao mestrado, no cliclo passado fechei mais duas materias com boas notas e minha média continua bem alta. Isso será produtivo se no futuro eu tentar fazer o doutorado. Essa possibilidade existe pois a Sra Executiva Pobre terminou o seu doutorado e está iniciando o seu Pós Doutorado com possibilidades grandes de fazer o curso nos EUA ou Canadá. Caso isso venha a acontecer, eu gostaria de ter uma boa média de notas no mestrado para tentar uma vaga de doutorado na mesma universidade onde ela for estudar e aproveitar o tempo fora melhorando minha qualificação e também criando condições de disputar uma vaga de trabalho no mercado local, com possibilidades de fixar residencia nos EUA ou Canadá.

O processo da cidadania portuguesa finalmente andou e já se encontra no Consulado Geral de Portugal no Brasil (eu dei entrada no processo através de uma advogada em Portugal) e acredito que em mais algumas semanas teremos uma decisão sobre o status da documentação. Espero que de tudo certo, pois abriria uma possibilidade enorme para residir em outros países - notadamente a União Européia. Já tive a oportunidade de viajar para diversos países da Europa e quero dividir minhas impressões com voces nas próximas postagens.

Agora vamos finalmente ao que interessa: a Atualização Patrimonial de OUT/15.

1 - Poupança:


Quanto a poupança não temos grandes mudanças. Continuo deixando um saldo de R$20.000,00 para alguma emergência e ainda nao transferi esse dinheiro para o Tesouro Direto. Pretendo finalizar os meus aportes este ano e a partir do próximo ano, começar a aportar no TD como forma de balancear a carteira e minimizar o risco da mesma. No mês passado eu ajudei meus pais (que não possuem plano de saúde) para poder fazer alguns exames de saude e também a compra de medicamentos, mas neste mês não houve nenhuma despesa inesperada e consegui manter o valor de R$20K na poupança.


2 - Ações:


Quanto as ações, a carteira apresentou uma leve desvalorização de -0,09%; mas ainda apresenta rentabilidade positiva no acumulado do ano; o que me surpreende de certa forma. 

A carteira atual é formada apenas por 05 ações, sendo elas: AMBEV / CIELO / CEMIG / CCR / ULTRAPAR. 

A AMBEV e CIELO vem mantendo a rentabilidade positiva da carteira, enquanto a CEMIG está puxando a média para baixo - mas acredito que esse cenário pode se reverter no médio prazo (talvez em uns tres anos) caso os reservatórios se recomponham e não exista mais a necessidade de utilizar usinas termicas, além da consolidação do plano financeiro da CEMIG, que me parece ser robusto suficiente para atravessar a crise com certa segurança.

Apesar de acreditar que este momento é muito bom para adquirir ações de boas empresas e melhorar o preço médio, pensando em obter valorização no longo prazo já que a bolsa está relativamente barata e com mais possibilidade de quedas caso os EUA aumentem os juros por lá; eu ainda mantenho minha estratégia de aportes em FII´s para consolidar uma carteira de renda passiva.


3 - FII´s:


Conforme falado anteriormente, o aporte do mês foi destinado aos FII´s - sendo que estou muito próximo da minha meta de R$100.000,00 aportados neste tipo de ativo. A minha carteira atual possui 10 FII´s, sendo eles: RNGO / KNRI / AGCX / BBPO / HGRE / HGLG / PQDP / NSLU / FIIP / FCFL.

Estou analisando mais dois ativos para compor a carteira, mas nesse ano eu devo consolidar a posição em PQDP e NSLU de forma a manter o equilibrio entre os ativos. 

A remuneração de aluguel projetado para Novembro/15 deve chegar a R$843,00 - o que me daria um yeld aproximado de 0,84% a.m. O ativo que puxa este retorno para baixo é o PQDP que vem pagando apenas 0,41% a.m. devido as reformas e obras de expansão que estão sendo realizadas no shopping; mas com a renda projetada após o termino da reforma, o meu yeld deverá chegar a aproximadamente 0,96% a.m - o que considero um retorno muito bom em termos de aluguel. 

É muito dificil conseguir este nivel de retorno investindo diretamente em imóveis e isso se deve ao fato de que investindo em FII´s voce consegue ter acesso a imoveis que seria muito dificil (para não dizer impossivel) como investidor pessoa fisica.


4 - Total:


Após dois meses de queda, finalmente o patrimonio apresentou boa rentabilidade (+1,67%), ajudando a manter positivo no ano, apesar de estar perdendo para inflação e para o CDI.

Com os aportes a serem realizados em Novembro e Dezembro, mais o reembolso de algumas despesas que eu tive com viagem no trabalho, acredito ser possivel chegar na marca de +R$ 11.600,00. Com isto, o patrimonio poderá chegar a R$183.000,00 aproximadamente.

Considerando também o reinvestimento dos alugueis a serem recebidos em Novembro e Dezembro - terei aproximadamente mais R$1.700,00 a ser aportado e a transferencia da Sra Executiva Pobre de R$6.000,00 ajudará a atingir um patrimonio de, aproximadamente, R$191.000,00. Infelizmente, esse patrimonio não é o que estipulei como meta para este ano (R$200K) apesar de estar próximo. A unica forma de atingir o patrimonio estipulado como meta seria uma valorização das ações, o que acho muito improvavel devido o cenário economico do Brasil.

Da minha parte, só resta manter a disciplina nos aportes e tentar atingir os R$191.000,00 e me preparar para 2016 que já está logo ali.

Um grande abraço a todos.