domingo, 31 de julho de 2016

Atualização Patrimonial - JUL/16

Olá Pessoal - tudo bem ?

Vamos as novidades do mês: finalmente eu consegui entregar a qualificação do meu artigo (introdução, revisão bibliográfica e metodologia) para o meu orientador e estou aguardando a revisão dele para ver se poderemos enviar para a banca e agendar a qualificação do projeto. Tenho prazo máximo até final de Agosto para isso ocorrer, então isso me preocupa um pouco; mas agora a bola está com ele para fecharmos este assunto. Apesar de todas as dificuldades, eu fiquei feliz com o projeto que mandei para ele (claro que sempre poder ter melhorias e correções) mas acho que ficou bem completo e com um bom nível de qualidade e apresentação.

No trabalho, eu finalmente consegui as minhas férias (sai de férias no final de Julho e retorno somente em meados de Agosto); então no momento que voces estão lendo esta postagem eu já estou de férias. Como já falei anteriormente para voces, neste ano eu fui convidado a ser padrinho de um familiar que irá se casar nos USA e por este motivo, estou novamente viajando para lá. Não estou reclamando pois é um lugar muito legal, mas é sempre bacana comenhecer lugares novos; então como eu já conhecia o lugar onde ele vai se casar por motivos de viagem a trabalho nas antigas empresas onde passei (Detroit), tratei de incluir outros lugares para visitar nas redondezas - inicialmente Chicago e Boston; mas pode ser que a visita fique somente em Chicago. Vamos ver como os planos se desenrolam quando eu chegar por lá.

Aproveitando que a viagem é paga pela Sra Executiva Pobre, usei o dinheiro do adicional das férias para terminar de quitar o terreno e acredito que em Agosto os aportes voltam normalmente; sendo que o aluguel do terreno será totalmente direcionado a compra de moeda estrangeira que faz parte do plano de morar fora do Brasil dentro dos próximos anos.

O clima na empresa está menos otimista do que há alguns meses pois os leilões de energia estão atrasados e a empresa depende muito da realização destes leilões para movimentar a cadeia produtiva, ou seja, se o governo não investe em infra estrutura, a coisa fica bem complicada. Sigo monitorando o mercado, mas como tenho a reserva de emergência, o máximo que pode acontecer é receber o FGTS antes do previsto e ai colocamos o carro para rodar de UBER até conseguir se recolocar no mercado. A unica coisa interessante é que a equipe economica do Temer é de primeira linha; pena que a questão não é só economica - tem a parte politica para desenrolar !!!

E, estamos tentando contratar estagiarios para a area de Compras aqui da empresa e me pediram para ajudar no processo de seleção. Fica a dica aos colegas jovens que podem ter conhecidos, filhos, afilhados, parentes e afins cursando faculdade e procurando estágio .... pelo amor de Deus, sigam as dicas abaixo:

  1. Cuidado com erros de ortografia no curriculo, 
  2. Evita usar o gerundio (a não ser que a vaga seja para telemarketing)
  3. No Objetivo Profissional nao escreva coisas como "crescer junto com a empresa"
  4. Não escrevam seje, esteje, etc... ISSO NÃO EXISTE
  5. Não escrevam a nível de, 
  6. Não coloquem numero de documentos (RG, CPG, Titulo Eleitoral) - ninguem quer saber o numero do seu documento;
  7. Não coloque foto no curriculo (muito menos com boné, com cabelo esquisito, etc...)
  8. Não venha na entrevista com roupas estilo "mano da quebrada" ou com "cabelo de jogador de futebol" - eles ja tem dinheiro e nao precisam de emprego, voce precisa.
  9. Nao venha na entrevista de boné, nem de brinco (só se for mulher), nem de piercing ... eu sei que parece preconceito, mas as pessoas são sim preconceituosas, inclusive as pessoas que podem te contratar,
  10. Use uma calça jeans comum, camisa polo (sem estampas) e o tal do sapatenis se a empresa for moderninha (agencia de publicidade, marketing, tecnologia de informação, startups, etc...)
  11. Use uma calça social preta, camisa social branca / azul escuro / cinza escuro com corte slim e sapato social se a empresa for tradicional (automobilistica, engenharia em geral, sistema financeiro, etc...). Na duvida, vai na segunda opção.
  12. Nao chegue atrasado na entrevista (chegue sempre 20 minutos antes e fica fazendo hora na rua para não chegar suado e quando faltar uns 10 minutos, voce chega na recepção);
  13. Desliga a porra do celular, não deixa no "vibra" .... DESLIGA !!!
  14. Quando te perguntarem se está participando de mais processos de seleção, sempre responda que está avaliando opções que o mercado oferece mas que gostaria muito de trabalhar na empresa onde esta fazendo entrevista porque ela é ... (lider do mercado, reconhecida na area, reconhecida pela excelencia do produto, inventa qualquer coisa positiva sobre a empresa).
  15. Saiba que "aumentar qualificações" no curriculo tem limite. Nao vai colocar que fala ingles se voce nao consegue conversar em ingles ... nao pensa que saber os termos dos joguinhos da internet e conseguir conversar nos foruns de games será suficiente na hora da entrevista. Agora se voce fala a porra do idioma, coloca ingles avançado (pelo amor de Deus, se voce nao fez intercambio, nao morou fora do pais um tempão e nao domina somente o idioma mas também a cultura inglesa / americana - nao coloca ingles fluente). É melhor voce colocar ingles avançado e o entrevistar se surpreender positivamente do que o contrário.
  16. Espanhol e Portunhol não são a mesma coisa .... não pense que la garantia soy jo vai colar em uma empresa espanhola de verdade. Dependendo da região da Espanha (Catalunha, Pais Basco, etc...) além do idioma, o conhecimento da cultura é mais do que importante. Claro que nao para o nivel de estagiário, mas para outros cargos é importante sim. Se voce nao fala Espanhol nao coloque no CV e pronto.
  17. Coloca as experiencias extra-curriculares: se voce toca instrumentos, se voce vai acampar, se faz trabalhos voluntários, se participa de movimento escoteiro, se pratica esporte profissionalmente (filiado a federações) isso ajuda muito no CV de um estagiário pois demonstra competencia em trabalho em time, habilidade em lidar com o publico, situações sob pressão, etc...
  18. Na sala de espera nao fica na porra do zap-zap e nem olhe para o celular (lembra de desligar o celular e colocar no seu bolso). Pegue uma revista qualquer na recepção e fique folheando ou então repassando mentalmente algumas frases importantes para falar na entrevista sobre aquelas perguntas manjadas que vao te fazer, como por exemplo: qual foi seu maior desafio ? qual seu maior defeito ? Como voce trabalha sob pressão ?
  19. Quando te perguntarem o seu maior defeito, nao seja um playboyzinho mimado que fala que o maior defeito é ser perfeccionista demais. Fale um defeito que realmente voce tem e como está trabalhando isso, por exemplo: meu maior defeito é ser ansioso e sei que isso pode me levar a tomar decisões precipitadas, por isso estou me empenhando em aprender cada vez mais e reunir o maior numero de informações para poder tomar decisões com um nivel de consciencia cada vez maior e controlar a minha ansiedade.


Espero poder voltar a falar mais do mundo corporativo nas procimas postagens (também quero voltar a falar um pouco dos lugares que tive a oportunidade de conhecer nas viagens de trabalho), mas enquanto isso vamos ao fechamento do mês:

1 - Poupança:


Como voces podem ver este mes o valor em Poupança aumentou, mas trata-se apenas da venda das ultimas ações que eu tinha em carteira. aproveitei esta subida da Bolsa e queimei as ultimas ações que faltavam e, como estou saindo de férias e sem tempo para analisar as opções (mas acredito que será alocado no Tesouro Direto) para continuar balanceando a carteira), o dinheiro vai ficar um mês na Poupança.


2 - Ações:


Como mencionado anteriormente, "zerei" as minhas posições em ações. Apesar de ter ainda uma exposição considerável em renda variável com os FII´s que considero mais adequado ao meu perfil. De qualquer forma, foi um periodo bem interessante de aprendizado e com ganhos interessantes, principalmente com ABEV3 e UGPA3, que me ajudou bastante a aumentar os ganhos da minha carteira. No próximo mês já nao teremos mais a parte de ações no fechamento mensal.


3 - FII´s:


Neste mês, os FII´s acompanharam a subida da BOVESPA e também se valorizaram bastante, além do reinvestimento dos alugueis recebidos (em torno de R$900,00). Ainda tenho como meta os aportes no Tesouro ate balancear a carteira, então as proximas compras de FII devem ocorrer somente no inicio do proximo ano, mas até lá estou monitorando os proximos FII´s a estrearem na carteira que hoje conta com 10 FII´s: AGCX/ BBPO/ RNGO/ KNRI/ NSLU/ FIIP/ FCFL/ HGRE/ HGLG/ PQDP.


4 - Tesouro Direto:


O Tesouro Direto também colaborou neste mês e tivemos uma boa valorização, no ano também estou satisfeito até o momento. Os titulos que carrego na carteira são LFT acompanhando a Selic e NTNB Principal com vencimento em 2024.


5 - Total:


Quebramos a barreira dos 190K e rendimento histórico proximo de 40% em 37 meses de acompanhamento da carteira - interessante hein ???? Mas a meta deste ano é chegar aos 200K, nao vamos descansar enquanto nao batermos esta meta. Com a volta dos aportes a partir do próximo mes ficaremos mais próximos e acredito que poderemos atingir a meta antes de dezembro se a economia nao tiver um retrocesso muito grande. Vamos todos rumo a Independencia Financeira.

Ps: Como estarei em viagem, nao tenho certeza se conseguirei responder aos comentários imediatamente; mas responderei a todos quando voltar como já é prática aqui no blog. Todos os comentários são respondidos.

Um grande abraço a todos.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL - JUN/16

Boa tarde pessoal - tudo bem ?

As coisas estão um pouco corridas aqui no trabalho devido algumas condições de mercado que estão se alterando, além de algumas mudanças de legislação e uma possibilidade de aquisição & fusão com uma outra empresa concorrente que pode afetar bastante os negócios.

Além disso, estou na fase final de pagamento do terreno que adquiri e estou usando o aluguel para amortizar parte das prestações além do dinheiro dos aportes que também está sendo destinado para esta finalidade. A boa noticia é que conforme o plano inicial, devo voltar com os aportes a partir de Agosto, sendo que existe a possibilidade de prorrogar o aluguel do terreno para o meu amigo que possui uns caminhões e precisa do local - isso me dá uma tranquilidade para começar os serviços prediais (aumentar a altura dos muros e começar a instalação do telhado em estrutura metalica pre fabricada, utilizando a propria renda do aluguel e fazendo o trabalho com bastante calma). 

Esta calma toda se fará necessária porque estou em uma fase cada vez mais critica no trabalho, pelo motivos mencionados acima e também por fatores politicos que estao ficando mais acirrados devido a piora da economia e o medo que os colegas tem de perder o emprego e começam as famosas puxadas de tapete. Além de tudo isso, ainda estou na reta final do mestrado (entrando no ultimo semestre) e agora entra a qualificação do trabalho e a preparação para defesa do meu artigo e publicação do mesmo. 

Então, terei de priorizar as coisas e fazer tudo com calma para nao acabar metendo os pés pelas mãos ... e a boa noticia para o final de semana é ...... faltam 03 semanas para as minhas férias !!!! Finalmente, poderei ter um pouco de descanso no meio deste turbilhão de coisas que está ocorrendo. Como já disse para vocês em outras oportunidades, o nosso acordo financeiro coloca a responsabilidade de pagar as férias pela Sra. Executiva Pobre (o que ja me permitiu conhecer diversos lugares) - e, desta vez, novamente teremos umas semanas fora do país - visitaremos um casal de amigos em Detroit (onde vai ter o casamento que acho que já comentei aqui), depois iremos a Boston e Chicago (nesta cidade, vou encontrar também um antigo professor que quero retomar o contato e ja combinamos de tomar um café).

Contagem regressiva para as férias, mas vamos ao que importa que é a atualização patrimonial:

1 - Poupança:


Sem novidades, somente a reserva de emergencia de 10K - nao tenho muito o que falar sobre esse "investimento". Vou gerenciando para sempre terminar o mes com esse valor, tudo o que sobra, eu transfiro para a conta da corretora e compro dolares para meu plano de viver fora do Brasil ou então vou amortizando a divida do terreno para poder voltar a aportar o quanto antes.


2 - Ações:


Boa recuperação da pequena parte que ainda estava mantendo em ações, então vou aproveitar e ja me desfazer da minha posição. Ja emiti ordem de venda e estou aguardando o final do dia para ver se completa a venda e o dinheiro entra em caixa. Se tudo der certo, no proximo mes não terei mais exposição a ações e voltarei a aportar em Renda Fixa e FII.


3 - FII:


Mais um mes de valorização dos FII´s (apesar de bem menor em comparação aos meses anteriores), ainda assim sigo bem satisfeito com o potfolio que montei ate o momento. Continuo monitorando SPHG e também alguns FII´s de papel, para adicionar a carteira no longo prazo. Mas vamos ver como faremos os aportes nos proximos meses.


4 - Tesouro Direto:


Este mês, infelizmente,os titulos do tesouro tiveram rentabilidade negativa mas eu nao acredito em uma diminuição da taxa de juros no curtissimo prazo. Acho que vamos conviver com taxas de 14,25% a.a. pelo menos até o final deste ano e quando os Estados Unidos começarem a baixar os juros sentiremos um impacto maior por aqui; mas novamente, vamos aguardar e acumular um pouco mais de titulos com vencimento em 2024 que considero um horizonte satisfatorio.


5 - Total:


Neste mes o crescimento patrimonial foi um pouco modesto, mas mesmo assim quase R$1000,00 e estamos namorando a marca dos 190K e seguimos firmes para atingir 200K ate o final deste ano. Esta é a meta a ser perseguida e atingida a qualquer custo. Sigo reavaliando despesas e mantendo os custos fixos nos mesmos patamares e tentado compensar cortando despesas; também esta chegando a epoca da atualização salarial baseado nas metas. 

Por hora é isso - grande abraço, pessoal.