quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Sobre minha visita a Disney

Bom dia pessoal - tudo bem ?

Como voces sabem, por motivos profissionais, eu nao consigo escrever com tanta frequencia no blog. Entretanto, eu estou na fase final do meu mestrado (finalizei todo o processo de pesquisa e o artigo ja esta pronto para a defesa), então resta apenas pequenos ajustes. Desta forma, parte do tempo que antes eu dedicava ao mestrado eu irei tentar colocar mais postagens no ar e estreitar essa relação com os colegas da blogosfera de finanças.

Na ultima postagem eu falei sobre alguns pontos em viver fora do Brasil - na verdade, eu falei especificamente dos USA, uma vez que eu tenho a percepção que as pessoas em geral acreditam que morar no EUA é melhor em qualquer situação. Então, eu quis deixar um contraponto levantando algumas dificuldades que as pessoas passam por lá e algumas das diferenças em relação ao Brasil (para ler a postagem, clique aqui).

Desta vez, para manter ainda o assunto relacionado aos EUA, pretendo relatar como foi minha experiencia ao visitar a Disney. Sempre tive vontade de visitar esse lugar pois sempre fui fã das histórias em quadrinhos Disney, principalmente as relacionadas aos "patos" - Pato Donald, Tio Patinhas, Peninha, etc...

Durante minha infância e adolescência nunca foi possível visitar esse lugar - a minha família não tinha condições financeiras para isso. Para ter uma ideia, eu nunca participei de festas de formatura exatamente pela questão de falta de dinheiro.

Mas, como relatei em algumas postagens no ano passado, eu fui convidado para ser padrinho de casamento de um parente que se casou com uma americana. Aproveitei a viagem e conheci alguns lugares novos nos USA. Nesta viagem especificamente, o meu roteiro foi Detroit, Chicago e Orlando.

Vou relatar inicialmente, minha experiencia viajando para Disney e tentarei detalhar os custos envolvidos nessa experiencia.

1 - Reserva de Hospedagem e Ingressos: por uma questão de comodidade, eu decidi me hospedar em um hotel da propria Disney. A vantagem é que voce tem o transporte incluído (nao precisei alugar carro) e tem toda a assistencia dos funcionários. 
O primeiro passo foi ligar para a Central da Disney na California e fazer a reserva, sendo que também é possível fazer a reserva pelo site. Eu tentei pelo site, mas como meu cartão de credito é do Brasil, o sistema deles nao aceitava o CEP de outro país. O atendimento foi rápido e o atendente perguntou se eu gostaria de ser atendido em Ingles ou outro idioma - respondi que poderia ser em Ingles e ele prontamente perguntou os dados do cartão e fez a reserva e enviou comprovante no meu email.
A reserva previa 08 dias de hospedagem, com ingressos para 05 dias de parque (outros 03 dias eu visitei os parques Universal).

2 - Contato do Atendimento ao Cliente: depois de 03 semanas que eu havia feito a reserva, uma funcionária da Disney me ligou (atendimento em portugues). Na hora, imaginei que tivesse ocorrido algum problema com a reserva ou com o cartao de credito; mas me surpreendi quando a atendente explicou o motivo do contato: ela havia verificado que uma promoção foi aberta nos sites Disney para hospedagem no periodo em que eu estaria por lá. Eles estavam oferecendo o plano de alimentação gratuito para reservas naquele periodo (plano de alimentação inclui duas refeições e dois snacks por pessoa). Eu nao tinha direito a promoção pois ja havia feito minha reserva antes; mas eles verificaram no sistema que seria minha primeira viagem a Disney e ela estava ligando para comunicar que havia incluido o plano de refeição na minha reserva sem custo adicional, nos mesmos moldes da promoção. Imagine a minha surpresa e satisfação com esse tipo de atendimento.

3 - Chegada ao Aeroporto: no aeroporto de Orlando, a Disney providencia translados para os hoteis. Eles haviam enviado os vouchers pelo correio e também enviados algumas etiquetas para colocar na bagagem. Chegando ao aeroporto e me identificando no ponto de embarque dos onibus Disney, eles me informaram que as bagagens seguiriam para o meu quarto no hotel. Eles enviam as etiquetas e tem funcionários Disney no aeroporto para coletar as bagagens etiquetadas e levar diretamente ao hotel. Imagina a comodidade, voce chega e nao se preocupa com as bagagens ... outro ponto muito positivo.

4 - Chegada ao Hotel: depois de aproximadamente 40 minutos de viagem (onibus com ar condicionado e muito confortavel), chegamos a recepção do hotel onde ja havia refrescos, refrigerantes e alguns snacks para as crianças. O atendimento foi muito rapido e ja fomos para o quarto. O hotel era o Pop Century e se eu fosse viajar para Disney novamente, eu me hospedaria por lá de novo. O hotel possui uma praça de alimentação com 05 restaurantes (comida italiana, saladas, hamburger, pizza e churrasco) - tudo no padrão americano, ou seja, porções enormes de comida. As bebidas sao refil com opção de refrigerantes, cha gelado, limonada, cafe, leite, chocolate, etc...
O quarto também era muito confortável e estava sempre limpo.

5 - Chegada aos Parques: aqui voce começa a ver realmente o padrao Disney de atendimento (premiada diversas vezes como o melhor atendimento do mundo). Tudo muito organizado para possibilitar a sua entrada o quanto antes - as revistas sao rapidas, porém criteriosas. Tem filas para mulheres gravidas, para crianças, para pessoas sem mochila, etc... Enquanto está na fila eles apresentam diversas atrações para o entretenimento do pessoal, com certeza voce nao ficará entediado - até porque a fila durou apenas 8 minutos.

A primeira impressão é sempre muito boa com muitos funcionários a disposição para te ensinar o caminho para o brinquedo que voce quer visitar ou tirar qualquer duvida que voce possa ter. Nos ja tinhamos um roteiro planejado com o mapa do parque para ir nos brinquedos que gostamos mais e seguimos em frente ...

A primeira demonstração da organização veio em uma montanha russa. Além de oferecem assentos muito grandes para acomodar pessoas altas ou obesas, eles também oferecem armarios ou porta objetos em todos os brinquedos. No caso dessa montanha russa, eles tinham um porta objetos no proprio carrinho do brinquedo. A atendente passou verificando se a barra de proteção estava travada em todos os assentos e deu a instrução para guardarem celular, bonés, carteira, óculos, etc... tudo dentro do porta objetos. Quando o brinquedo começou a funcionar, eu percebi que tinha um menino de uns sete ou oito anos de idade que nao tirou o bone dele ... depois de algumas curvas mais tranquilas, veio uma curva bem forte e rápida e o boné dele literalmente decolou da cabeça e foi parar em uma area de dificil acesso no cenario da montanha russa. O brinquedo continuou sua jornada e quando voltamos ao ponto de partida para todos descerem, observei que ja tinha um funcionário Disney na porta da loja com um boné na mão ... isso me chamou a atenção e dei um jeito de ir atras do menino e da família para ver o que ia acontecer e para minha surpresa, o gerente da loja deu o boné para o menino em reposição ao que ele estava usando sem cobrar nada - apenas para garantir a satisfação do cliente.

Outra coisa que chamou a atenção foi o atendimento nos restaurantes. Em um dia de muito calor, eu pedi uma limonada durante o almoço ... como as bebidas são refil, eu acabei tomando umas tres limonadas bem geladas ... ao final do almoço, quando eu estava pronto para sair, a garçonete pediu para eu esperar apenas um minutinho e voltou com três limonadas geladas em um copo para viagem (para mim, para Sra Executiva Pobre e para a irmã Estagiária Pobre). Ela deu um sorriso e disse estava muito calor e que provavelmente iriamos precisar da limonada ... achei essa atitude muito bacana.

Essas foram algumas das percepções que tive sobre o atendimento da Disney ... para quem tem vontade de conhecer esse parque de diversões, eu recomendo muito a viagem. Abaixo, segue um resumo dos meus custos relacionados a essa viagem:

- Passagem (individual) ida e volta Sao Paulo - Orlando = R$ 1380,00
- Pacote Disney 10 dias (ingresso, hospedagem, transporte, refeições) = USD 1.508,33
- Gorjetas = USD 148,00
- Uber (Parques Universal) = USD 23,00 por corrida (06 corridas) - USD 138,00
- Ingresso (Parque Universal) = USD 430,00

Total em R$ (cambio de USD 1,00 = R$3,60) = R$9.387,58

Total (considerando Sra Executiva Pobre e Estagiária Pobre) = R$ 15.243,58

Quero salientar que a minha experiencia foi a melhor possivel e superou muito minhas expectativas.

Um grande abraço,

19 comentários:

  1. Executivo, tenho uma dúvida. O total com as 3 pessoas saiu por 24,5k ou 15k?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - o total para tres pessoas saiu por R$15K. Tem de considerar que diversos valores são os mesos para 1 ou 3 pessoas (como a reserva do quarto e os planos de refeição, as viagens do Uber, as gorjetas, etc...).

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Sim, entendi. Achei um valor interessante para 3 pessoas.
      Muito interessante as colocações referente ao atendimento, esse tipo de coisa só ouvimos falar e quando realmente acontece conosco não acreditamos.
      Infelizmente poucas empresas tratam tão bem os clientes.

      Obrigado pelas dicas que estão sendo de grande valia.

      Grande abraço.

      Excluir
    3. Pois é anon - por esse motivo, a Disney ja foi eleita diversas vezes o melhor atendimento do mundo. Eles, inclusive, dao treinamentos e consultoria para outras empresas sobre o jeito Disney de atender aos clientes. Eu ja tive oportunidade de fazer este treinamento, mas além da teoria por tras da coisa, voce percebe que eles tem uma cultura altamente disseminada entre todos os funcionários. Os procedimentos sao seguidos a risca e o treinamento é constante.

      Um grande abraço,

      Excluir
  2. Muito boa essas dicas EP! Assim que tiver oportunidade de conhecer a Disney, vou seguir esse seu roteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - com certeza é um passeio que vale a pena. Eu visitei a Disney somente depois de adulto, mas ainda assim me diverti bastante por lá.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Deu vontade de ir hein... bela narração e belo atendimento, valeu!

    Como funcionam as gorjetas?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - que bom que gostou da postagem. As gorjetas sao obrigatórias nos EUA - se voce nao der a gorjeta é capaz do pessoal ir te cobrar la na calçada...rsrsrs A unica justificativa para voce nao dar gorjeta é se o cara derrubar a comida em cima de voce ou se o taxista bater o carro, caso contrário a gorjeta é esperada.

      Voce pode dar de 10% a 20% do valor da conta como gorjeta ... se voce der 15% ninguem vai reclamar e 20% se o atendimento for realmente muito bom.

      Na Disney especificamente, existe restaurantes onde nao é esperado a gorjeta. Mas eles deixam isso claro na entrada do restaurante com aviso na porta e também no cardapio.

      Um grande abraço,

      Excluir
  4. Ep, também já fiquei em hotel da Disney, mas nos econômicos, mas o atendimento é assim mesmo como você falou, incrível! O atendimento da Universal (e também a imersão nos parques) é bom, mas não chega nem perto! É a "magia prática", como eles chamam.
    Te add ao meu blogroll.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Micro Investidor - eu também fiquei em hotel economico. Fiquei no Pop Century e o atendimento foi muito bacana e a estrutura que eles disponibilizam também é muito bacana. Também te adicionei por aqui.

      Um grande abraço,

      Excluir
  5. Também esqueci de tirar o boné em uma montanha russa mas não tive o mesmo atendimento.
    Expliquei o ocorrido ao operador do brinquedo e ele disse que eu teria que retirar o boné no guest relations, na saída do parque.
    Na hora de ir embora passei no local indicado e nada. Disseram que teria de voltar outro dia em outro parque.
    Achei mais fácil deixar para lá e comprar outro boné, já que só uso boné barato e exclusivamente para me proteger do sol.
    Não liguei muito para o ocorrido, mas conto minha história somente para fazer um contraponto à qualidade no atendimento.
    Os precos que conseguiu são muito bons.
    Estou tentando montar outra viagem para Orlando e não estou encontrando nada parecido nas passagens ou hotéis (que costumam ser baratos por lá, mas não tão baratos quanto você pagou).
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anon - interessante a sua historia. É um bom contraponto frente ao atendimento Disney. Apenas uma duvida - eu entendi que o seu boné (voce mencionou que era um boné simples apenas para se proteger do sol) nao era um bone da Disney ... se for isso mesmo, eu ate concordo com eles de que nao da para reembolsar produtos comprados fora da Disney ... mas se era um bone Disney, acho estranho eles nao terem te dado outro. Pelo que vi esse atendimento é bem comum por lá ... de qualquer forma, espero que tenha aproveitado bastante a sua viagem.

      Eu estou vendo viagem para Dezembro deste ano e os preços estão proximos de BRL6K por pessoa para periodo de 10 dias - pacote com refeição incluso.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Não era um boné Disney.

      Onde está vendo estes pacotes?
      Pretendo ir não mesma época, mas só as passagens que encontro estão dando metade desse valor que indicou.
      Tirando as passagens da copa com escala no Panamá, a mais barata que apareceu até agora é 2800 na latam.

      Excluir
    3. De acordo com a experiência compartilhada por meu professor de faculdade, o objetivo deles é nunca ter uma única criança chorando nas dependências deles. O que puderem fazer para mantelos felizes eles o farão. Pode ser que no seu caso sendo um adulto,saiu fora desta regra.

      Excluir
  6. Fala EP, tá aí uma viagem legal e que se for ver é barata, direto tem promoções até mesmo em empresa de turismo como CVC. Quem tem criança então, vale muito a pena !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SP - realmente é uma viagem que vale a pena. EU fui depois de adulto e me diverti bastante. Com certeza irei retornar algum dia ... existem promoções constantes para Miami e Orlando; e a Disney também oferece preços interessantes fora de temporada.

      Um grande abraço,

      Excluir
  7. Oi EP.

    Adoro os parques de Orlando. Apesar de preferir a cultura e a arquitetura da Europa, adoro Orlando porque volto a ser criança quando vou à Disney. É um espetáculo a organização e a magia daquele lugar.

    Pagar 15K para 3 pessoas está um preço muito bom. Principalmente considerando que os preços dos ingressos e do consumo dentro dos parques são bem salgados. O preço dessa passagem aérea que você achou ficou muito bom. Eu sempre alugo carro, o que encarece minha viagem.

    Bateu a saudade agora. Vou abrir o site do Decolar.com, rs...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola investidor Disciplinado - viajar para a Europa é espetacular, eu também gosto muito da cultura, gastronomia, arquitetura e historia da Europa. As paisagens também sao espetaculares.

      O turismo para os EUA é diferente, tem uma proposta diferente. Claro que tem paisagens espetaculares, mas o forte é o entretenimento ... nisso os americanos sao imbativeis. Creio que ninguem sabe fazer isso melhor do que eles.

      Esta semana eu vi promoção de passagens no site "melhores destinos" - eu sempre monitoro as ofertas por lá.

      Um grande abraço,

      Excluir
  8. Porra, só pelo que você falou parece ser, de fato, o melhor atendimento do mundo, até deu vontade de ir. Daqui uns 10 anos quem sabe ... hahah

    abs

    ResponderExcluir